1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 3.00 out of 5)
Loading...

Cem Coisas Que Precisas De Saber – Coisa #80 – A Gastroenterologia Do Desejo

bellyTens de saber que a atracção e o desejo são coisas diferentes; tens de saber que o desejo tantas vezes não tem rosto, podes desejar experiências, sentir, fazer, e que a atracção é só um alvo, um foco mais ou menos transitório, que pode não levar à acção. Tens de saber que te podes sentir atraído sem desejar, e desejar sem estares atraído por ninguém. Tens de saber que o desejo te deixa mais permeável,  e te pode, no limite, tornar mais vulnerável à atracção, mas tens de entender que a atracção é um acto passivo, é o efeito em ti dos outros, ao passo que o desejo é todo, dá-se todo dentro de ti.

Tens de saber que estas coisas são diferentes, por mais que o cinema e a literatura tas vendam como sendo a mesma; o cinema e a literatura, já o sabes – senão, tens de o saber – vendem as ideias do autor, ou as que eles acham que os leitores querem comprar.

Tens de saber que aprender o amor e a atracção com os poetas é como aprender a cozinhar com um gastroenterologista.

7 thoughts on “Cem Coisas Que Precisas De Saber – Coisa #80 – A Gastroenterologia Do Desejo

  1. Filipa
    28/10/2014 at 17:07

    Menino, isto agora deixou-me um bocado baralhada :)

    1. 28/10/2014 at 20:18

      Posso clarificar alguma coisa, Filipa? Expliquei-me mal?

      1. Filipa
        29/10/2014 at 12:32

        Obrigada desde já pela disponibilidade Menino, não, não se explicou mal, mas eu tinha a ideia que em havendo atracção, havia sempre desejo, que a atracção é o nosso desejo direccionado para um alvo específico e a ser assim se nos atrai desejamos, a acção depois já é uma outra coisa claro, até porque a acção já está “domesticada” por uma série de condicionalismos que ultrapassam a pureza do nosso desejo direccionado a um alvo que nos atraia particularmente.

        1. 29/10/2014 at 13:55

          Filipa,

          Nunca passaste por situações em que alguém te atrai mas estás numa fase em que não queres nada com ninguém, portanto não sentes desejo? Nunca viste ninguém que te atraia mas por quem não sentes desejo porque o teu desejo está todo focado noutra pessoa, numa relação com outra pessoa?

          Por vezes é por não nos explicarem bem estas coisas que se geram confusões do tipo “eu quero, mas não quero, olha, não entendo…”… :)

          1. Filipa
            29/10/2014 at 14:42

            Já me aconteceu sentir atraída e desejar, sim desejava mesmo, mas por outro lado a acção foi inibida por estar nessa fase de não querer nada com ninguém, realmente…mas então não se pode dizer que, por vezes, nos sentimos atraídos e desejamos o que não queremos é prosseguir ,não por não desejar quem nos atrai mas por não desejar um envolvimento? e portanto temos atracção e desejo, não temos é vontade de agir, portanto existe desejo não existe é acção, isto é um quero, mas não quero mas em que o desejo não está ausente.

  2. 29/10/2014 at 10:25

    Tão verdade. E, no entanto, nunca tinha realmente pensado nisso por esse prisma.

    1. 29/10/2014 at 13:55

      :)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.