1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Clube Do Livro Do Menino, edição 1

carnival_rio_2014_by_turbo_wooo_bots-d7lc0b7O Canto Da Sereia
um noir baiano

Nelson Motta

ed. Objetiva (Brasil), 2002

São poucos os romances bons dos quais é difícil citar alguma coisa. Seja porque vivem sobretudo do enredo, seja porque as frases só fazem sentido no contexto, ou por outra razão qualquer. Há quem escreva para as soundbites, para ser citado, e há quem nem pense nisso mas seja citável à mesma. Outros escrevem de uma forma tão pobre que isso se torna impossível. E por fim alguns, como este, sumamente bons mas tão difíceis de citar para além do lugar comum.

Não faz mal, que os livros foram feitos para ser lidos e não para ser citados. E este policial estranho, roman noir de primeira água no Brasil do carnaval, a que volto uns seis anos após a primeira leitura, continua a ser um bom livro para estes dias do entrudo. Seria um livro excelente se conseguisse manter ao longo do livro inteiro a dinâmica da primeira metade. Ainda assim vale pelo colorido das personagens, pelo contraste entre um enredo policial pouco explorado e a riqueza dos ambientes e dos actores. O Canto Da Sereia é, acima de tudo, um desfile carnavalesco de gente que está muito para além dos estereótipos, e que nos mostra que Nelson Motta, percebendo muita coisa de contar histórias, percebe ainda mais de pessoas. O carnaval acaba daqui a umas horas. Ainda há tempo para o lerem.

2 thoughts on “Clube Do Livro Do Menino, edição 1

  1. Filipa
    20/02/2015 at 15:56

    Menino, não tem nada a ver com este post, mas não queria deixar de lhe dizer que ainda bem que desapareceu aquela fralda do header ;). Muito bem retratado o nascimento do Menino.

  2. 06/04/2015 at 22:17

    “E por fim alguns, como este (que vos escreve), sumamente bons mas tão difíceis de citar para além do lugar comum.” – Por momentos pensei que o Menino estivesse a falar de si próprio ;-)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.