1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 3.67 out of 5)
Loading...

Fale Contra As Burkas Quem Tiver A Coragem De Andar Nu

hiding-showingMostrar ou esconder é uma escolha que devias ter. Dar ou guardar devia ser sempre uma opção tua. E, no entanto, não o é. Enquanto alguém tiver a opção de não querer ver, mas querer olhar, enquanto alguém puder escolher por ti o que quer ver de ti, não o é. Enquanto alguém te puder dizer que não podes usar essa saia, não o é. Enquanto alguém te puder dizer que essa roupa não é para pessoas com o teu corpo, não o é. Enquanto alguém te puder dizer onde e como e a quem mostras as mamas, não o é. Enquanto alguém decidir sobre o teu corpo e o que fazes dele, não o é.

Tapamos a verdade com o véu falso da decência. Falamos de convenções, de pudor, de normalidade. Mas o nosso pudor não é igual ao pudor dos outros: o nosso está certo, o deles não. As coisas que o nosso proíbe são sensatas e protegem os valores da sociedade; as proibições do deles são infames e um atentado à dignidade humana.

E são. Mas as nossas também, seja como for que queiras dar a volta ao texto.

Devia falar contras as burkas quem tiver a coragem de andar nu. Quem ande em tronco nu e tanga quando vai à Polinésia e a outros sítios. Quem nunca foi de calções a uma praia de nudismo. Quem faz topless em frente ao pai.

Face ao pudor de estado, ao pudor de grupo, ao pudor social, devias ser livre, mas não o és. Por isso pára de vender as tuas idéias como se fossem puras, como se fossem limpas, melhores que as dos outros, pára de vender as tuas idéias como se não tivesses telhados de vidro.

E eu, que sou contra tudo o que prenda, contra tudo o que constranja, tudo o que restrinja, tudo o que proíba, que acho que a liberdade acaba só onde começa a dos outros, e que o nosso aspecto não fere nem ofende nem entra pelos olhos de ninguém adentro, por muita vontade que me dê de atirar pedras a quem ande vestido de qualquer coisa, também me lembro que saio à rua vestido, e não sei o faço inteiramente por vontade minha ou, subconscientemente, por outra coisa qualquer.

2 thoughts on “Fale Contra As Burkas Quem Tiver A Coragem De Andar Nu

  1. D.
    16/09/2016 at 10:25

    Andar de cara tapada vai contra a lei europeia.

    1. 17/09/2016 at 14:47

      D.,
      Não há uma “lei europeia” que proíba andar de cara tapada.
      Com excepção da França, nenhum país europeu tem leis que proíbam, de uma forma geral, andar de cara tapada. Alguns países têm restrições em manifestações e protestos, outros aínda em quaisquer concentrações públicas, outros ainda em edifícios públicos. Quase todas estas restrições decorrem de preocupações de segurança pública; mesmo sem elas, e ainda por questões de segurança, há prátcas e hábitos facilmente compreensíveis: não ir de cara tapada ao banco, tirar o capacete na bomba de gasolina, etc.
      Mas não há leis gerais – se as queremos, é fazê-las, mas levando em linha de conta todas as razões pelas quais, pelo mundo fora, tapamos a cara: na Noruega é o frio, no Japão são as máscaras para evitar o contágio, nos desertos são os lenços na cara para não respirar pó.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.