1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

O Princípio Da Incerteza De Heisenberg

“Ela só pode ser muito boa na cama” – já me aconteceu olhar para um casal e pensar isto, ao ver que ele é bonito, atlético, bem apresentado, trabalhador, simpático, altruísta, divertido, e ela é feia, mal jeitosa, mal arranjada, mal encarada, burra, sem cultura, egoísta. Deve haver, pensamos nós, alguma razão para ele estar com ela e, por exclusão de partes, só pode ser muito mas muito boa na cama.

Obviamente que isto é preconceituoso e aprioristico e tudo o que lhe queiram chamar, mas um homem tem direito a ter defeitos às vezes.

O facto é que nunca sabemos porque gostam de nós, muito menos porque é que A gosta de B; o gosto raramente se baseia numa coisa só, e isso torna complexa a análise para quem tem mais do que uma característica positiva. E não é uma questão exclusiva das relações, aplica-se a tudo.

Pensemos nos casos em que o aspecto é relevante: actores, cantores, apresentadores de tv, youtubers, modelos, até, em casos limitados, os atletas.

Quando é que um actor é reconhecido e apreciado por ser competente, e quando é só por ser bonito? Se eu fosse actor, e fosse feio, e as pessoas vissem os meus filmes, teria a certeza de que era por ser bom actor. Se eu fosse actor e fosse bonito, nunca saberia se viam os meus filmes por eu ser bonito ou por ser bom actor.

Também não sei até que ponto isto é importante, nem se os actores se preocupam com isto; sei que há quem pense muito nas coisas e quem não queira saber porque é que gostam, desde que gostem. Depois acabam por descobrir que afinal era só pelo aspecto quando ficam velhos, quando engordam, quando aparece outro mais giro, mais na moda; e isto acontece tanto aos actores como nas relações.

O facto é que mesmo quando nos dizem, ou alguém diz, que gosta do actor X ou da actriz Z porque ela é competente e não pelo aspecto, isso pode não ser verdade; as pessoas, além de mentir aos outros, mentem muito a si mesmas, às vezes sem sequer saber.

Estava eu a pensar nisto e na televisão começa a dar uma série chamada Ghost Whisperer, protagonizada por Jennifer Love Hewitt, e ocorreu-me que não faço ideia se ela é boa actriz ou não.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.